A produzir Azeite de qualidade desde 1971


Companhia


A firma Dulfar é uma empresa familiar com 100% capital português, com sede em Penha de Águia, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, na região da Beira Interior, com experiencia na produção e extração de azeite desde 1971.

Inicialmente e durante muitos anos a sua produção foi vendida aos armazenistas do ramo, os quais procediam ao seu embalamento e comercialização ao público consumidor.

Em 2002 foi tomada a decisão de requalificar totalmente o lagar, e assim foram feitos vários investimentos com vista à melhoria da produtividade e qualidade do azeite. Passou, assim, a comercializar diretamente ao consumidor a sua produção. Esses investimentos incluíram uma nova linha de transformação, com extração a frio, que permitiu aumentar a qualidade do azeite produzido. Em seguida, a prioridade foi colocada na obtenção de olivais próprios, um projeto que continua a crescer e que conta já com várias propriedades num total de 20 ha, todos desenvolvidos em agricultura biológica. Isto, permitiu o lançamento do nosso azeite biológico, a que juntámos a certificação DOP em 2016. A Dulfar tem neste momento a cadeia de valor completa - produção, transformação, embalamento e comercialização.

Hoje, o azeite Dulfar chegou à mesa de pessoas em mais de 10 países nos quatro cantos do mundo.

A nossa missão é trabalhar todos os dias para produzir o melhor azeite do mundo e proporcionar uma experiência única a quem o saboreia.



Lagar


O nosso Lagar está localizado na aldeia de Penha de Águia, no concelho de Figueira Castelo Rodrigo, na região da Beira Interior.

Foi estabelecido em 1945, sendo na altura um lagar de Varas, cuja azeitona era moída por duas pedras cilíndricas puxadas por bois, tendo posteriormente sido eletrificado na década de 60 e adaptada a sua produção a métodos mais evoluídos.

Com a compra do lagar pela Dulfar em 1971, diversos investimentos foram sendo realizados, culminando em 2003 com a implementação de uma linha contínua de extração de azeite, a duas fases, de produção a frio, nunca atingindo a temperatura da massa mais de 27 graus centígrados.

O lagar possui ainda um sistema de pesagem, limpeza e lavagem da azeitona, e capacidade de armazenamento de cerca de 40 toneladas de azeite. Conta ainda nestas instalações, com uma linha de embalamento para garrafas de vidro, garrafões de plástico e latas metálicas, permitindo fornecer aos nossos clientes diversas capacidades de forma rápida.

Olival

Desenvolve a sua produção numa área de olival, onde tem implantadas quatro mil e quinhentas oliveiras, as quais se encontram em cultura biológica. As oliveiras não sofrem quaisquer tratamentos com produtos químicos. Os pesticidas, os nitratos e os inseticidas foram completamente banidos das suas culturas. Por isso, o azeite produzido é de excelente qualidade, tendo em conta que as azeitonas apanhadas são, de imediato, transformadas no lagar de sua propriedade.

Adquire também azeitonas de variados olivicultores locais, que, sob nossas orientações técnicas, não utilizam adubos ou pesticidas de síntese, para que o azeite produzido, e, por nós comercializado, atinja os mesmos níveis de qualidade.


Os olivais desta zona situam-se em montanhas com uma elevação entre os 600 e 800 metros acima do nível do mar, num solo seco e xistoso, onde as temperaturas do ar variam significativamente entre o verão e o inverno, permitindo que a oliveira e a azeitona cresçam sadias e sem doenças. É destas azeitonas que tiramos um sumo (azeite) de elevada qualidade, frutado, com mais paladar, mais cheiro e mais sabor, do que o azeite produzido por métodos utilizados no olival intensivo.

Sustentabilidade

O apoio aos produtores locais foi desde o início uma preocupação da Dulfar. Através de diversas parcerias com a comunidade local, aumentámos a produtividade, e melhorámos a qualidade. Hoje, a Dulfar é uma empresa conceituada e reconhecida, localmente, como uma parceira indispensável para colocação e transformação do produto azeitona, no mercado do agro alimentar-azeite. Os agricultores locais reconhecem a importância da Dulfar, por atuar no mercado com o objetivo de servir a comunidade local e não de se servir dela.


Responsabilidade ambiental

A DULFAR, como empresa responsável e amiga do ambiente, sempre apostou na qualidade deste. Há mais de vinte e cinco anos que aderiu à produção em agricultura biológica.

Pratica técnicas de cultivo amigas dos solos, protege a fauna e a flora. Plantou árvores de fruto, com o objetivo de promover durante o Verão a alimentação dos pássaros. Excluiu da sua cultura os inseticidas e os pesticidas que tão prejudiciais são à saúde das pessoas, dos animais e dos solos. Estes procedimentos refletem-se no produto final que produzimos, o puro sumo da azeitona.